Canteiro dos girassóis

Desvelando o sol poético.

Textos



DO SALSEIRO POLÍTICO
Guida Linhares 

Havia prometido a mim mesma não entrar no mérito das terríveis questões políticas que estão a provocar grandes divisões de pensamentos e idéias e até mesmo provocar o rompimento de boas e "sólidas" amizades e/ou discussões familiares.

Entendo que os ânimos estejam exaltados, porque na verdade estamos pisando em terreno pantanoso, e quando os pés falseiam, os pensamentos podem ser os piores possíveis, provocando uma onda negativa de grandes proporções.

É sabido que a corrupção existe desde o tempo do Império, há relatos de historiadores que comprovam este câncer social, que até mesmo pode aliciar as pessoas de bom caráter e/ou premidas por circunstâncias diversas, embora nada justifique o lesa pátria, o lesa voto, porque afinal de contas os que estão no poder receberam o aval do eleitor, e na grande maioria dos casos, as promessas ficam apenas nos auto falantes das campanhas, presenciais ou televisivas, enfim é que se pode ver pelo atual salseiro* político. 

Acompanho os noticiários, leio as mensagens políticas e os comentários, e percebo que existe uma incompatibilidade forte de todos os lados, e sinceramente quero votar no menos pior e até agora, que me perdoem os partidários de um ou de outro lado, busco os ficha limpas, mas à medida que o tempo avança parece que o cenário vai ficando cada vez mais obscuro.

Apesar de nem precisar mais votar, faço questão de exercer este direito, e espero que até o dia da eleição, que já está bem próximo, eu possa tirar da cartola da esperança, um nome do qual eu não sinta vergonha mais adiante, de ter concedido tal aval, na certeza de que não beneficiei um futuro corrupto, mas sim um eleito de bom caráter, bem intencionado e que irá arregaçar as mangas para fazer valer o bordão da nossa bandeira: Ordem e Progresso. 

* Salseiro [Gíria] Grande confusão, tumulto; conflito, desordem.

https://www.dicio.com.br/salseiro/

Imagem > Árvore: salseiro é uma espécie de pioneiro na colonização e recuperação das matas ciliares, pois oportuniza a ocupação por outras espécies de vegetais.

PS: Não sei porque associaram o salseiro árvore com a gíria salseiro como confusão, conflito já que a árvore ajuda a recuperar solos enfraquecidos. Pra se pensar!

Santos/SP/Brasil 
14/09/18

<><><>
Guida Linhares
Enviado por Guida Linhares em 20/09/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Guida Linhares www.guidalinhares.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras