Canteiro dos girassóis

Desvelando o sol poético.

Textos


DO AFETO
Guida Linhares 

Quando algo ou alguém nos afeta, seja positiva ou negativamente, lidar com este sentimento no sentido de compreendê-lo e administrar corretamente suas sensações, requer uma dose de energia diferenciada dependendo do fator positivo ou negativo da afetividade. 
Quanto o afeto se envereda pelos caminhos da positividade, traz muitos benefícios em função de estar diretamente ligado aos prazeres e benesses de que todos somos precisados em nossa vida cotidiana. Tão bom sentir o carinho dos familiares e amigos, assim como perceber determinados momentos em que a felicidade parece sorrir de dentro pra fora e nos sentimos leves como plumas.
E quando o afeto vai além da amizade e se torna uma imagem a ser lembrada a todo momento, e daí em diante o sujeito afetivo ocupa um lugar muito especial no coração, fazendo com que brote de nossos lábios um sorriso, ao lembrar da pessoa e ao vê-la então, maravilha das maravilhas, acontece aquela cruzada de olhar, a melodia das palavras, o toque das mãos, o abraço e o tão almejado beijo. É o amor chegando pertinho para alegria de duas almas, cuja afetividade criou raiz e pode vir a florescer maravilhosamente linda.
Contudo os aspectos da afetividade negativa podem excursionar até mesmo pelo ódio, raiva, rancor e tantas outras emoções negativas, fazendo com que as pessoas se afastem, e/ou fiquem obcecadas por uma idéia que na maioria das vezes se torna inútil, numa verdadeira perda de tempo e energia. 
Cultivar os bons afetos proporciona uma vida saudável, um florescimento interior, em que se pode compartilhar de bons momentos, na companhia de pessoas que tenham afinidade, mas que possam dialogar livremente suas idéias e pensamentos, num enriquecedor intercâmbio afetivo. 

Santos/SP/Brasil 
01/09/18

<><><><>
Guida Linhares
Enviado por Guida Linhares em 20/09/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Guida Linhares www.guidalinhares.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras