DOÇURA DE AVÓS
Guida Linhares
Ah! Doces lembranças dos tempos dos meus avós. Morávamos numa casa grande, com quintal cheio de frutas, flores, bichos, sabiás e borboletas. O "nono" cuidava de tudo com zêlo e sempre muito sereno, ele dizia: - O mais bonito da vida é o amor e a alegria! Sábias lições, nunca mais esquecidas!
E a "nona" mulher forte e decidida, ensinava que tudo na vida tem que ser feito com muita firmeza e boa vontade: cuidar da familia com desvelo, educar com amor e limites, e proporcionar bons momentos com a mesa farta de gostosuras, brindadas com um bom vinho e muita alegria.
Quando eles partiram, a dor foi enorme. Aos meus avós, a minha eterna gratidão.
Mas tudo se repete e o tempo corre velóz. De repente chega a nossa vez de viramos avós! E foi assim que ele veio, o primeiro neto. A emoção foi tamanha, e continua sendo a cada momento, em que juntos ficamos, entre risos e brincadeiras. Quando ele diz - Vó Eu Te Amo...tudo o mais desaparece e só a sua doce vóz ressoa aos ouvidos. Tão bom ser avó! E logo chegará outra criança, mais uma dádiva divina.
Os netos são a revivência do tempo de criança de nossos filhos. Quando eles chegam, é como se abrisse uma janela no tempo e nela debruçamos todos os nossos melhores sentimentos. Porisso avós amorosos se deixam levar pelo vento, beijando as flores e extraindo o seu mel...Afinal precisam abastecer o celeiro de doçura, para abraçarem seus netos, além de transmitirem ensinamentos aprendidos na caminhada entre espinhos e flores, para que os pequeninos cresçam fortes e saudáveis e se tornem pessoas de bem, transformadoras do mundo!
Santos/SP - 26/07/09
Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho,
e esse dia foi escolhido para a comemoração
porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim,
pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
***