CONSCIENTIZAÇÃO
Guida Linhares
Refletir até onde a conscientização deve ser exercida dentro e fora de nós, requer um exercício de aprofundamento, não só dos nossos hábitos e atitudes, como também de mostrar aos demais, alguns aspectos que podem melhorar o sistema, seja este social, ecológico ou qualquer outro inserido no contexto da comunidade na qual se vive, ou alguma circunstância que necessite de salutar transformação.
Cabe a cada um de nós, ao verificar algo que possa ser melhorado, conscientizar o outro das vantagens da melhoria. Como exemplo, vários programas visando solucionar problemas ambientais, tais como a reciclagem do lixo, a economia de água, diminuição do uso do carro pessoal, para reduzir os gases lançados na atmosfera, além de outros alertas como: não dirigir, se beber; não à violência doméstica; não aos maltratos a idosos;
não ao aborto; os efeitos nocivos do fumo e tantos outros.
Os níveis de consciência são variáveis. Contudo na consciência coletiva há inúmeros fatores gerais em que a educação apreendida, aplicada em todos os âmbitos e para todas as idades, vai ajudar a transformar o mundo, num paraíso aqui na Terra.
Conscientizar a si próprio ou ao próximo pode não ser fácil, mas não é impossível.
Vamos tentar???
Santos/SP/Brasil
16/07/11
Participação na Ciranda Poética
do Portal A Era do Espírito
* * *