Prece à lua azul
4)
Prece à lua azul
Guida Linhares
Lua azul, tu que és a mãe
de todas as transformações,
guardiã de ciclos que envolvem o universo,
permite às criaturas terrenas
terem a clara visão da realidade,
sem se deixarem ofuscar por falsas e vãs ilusões.
Tu que brilhas soberana no céu de maio,
e que provocas um mágico encantamento,
mexendo com as emoções mais profundas,
trazei a paz aos corações humanos
e às almas em evolução, um grande contentamento.
Santos/SP - 11/06/07
***
1)
LUA AZULADA
Gui Oliva
Oh Lua nesta noite,
tu que foste sempre branca
ou prateada
ao se entregar enluarada,
estavas feito milhões
de pingos d´água no céu,
vindos do mar pra te tornar
mais linda...toda azulada
assim te vi do meu quintal,
eu acompanhada
de duendes e de fadas
e tu assim iluminada, especial
irradiando a luz do amor
e eu aqui pedindo...
Oh! Lua amada, por favor
sente o que meu coração
não está sentindo
e doa a ele um pouco só,
desse bater de amante amado,
perfumada de jasmim
enviei a ti o meu recado...
faz de mim uma nova apaixonada,
silente me transforma em lua azulada!
Santos/SP 31/05/2007
***
2)
ONTEM...AO LUAR
Ciducha
Ontem a lua me inspirava ao amor
ela parecia tão poderosa lá no céu
linda, brilhante e prateada...
parecia perfeita, não lhe faltava nada!
As nuvens a cobriam como um véu
chorei de emoção, e ao sentir minhas faces molhadas
descobri que estava enamorada!
ainda... depois de tanto tempo... enamorada por você!
Olhei a lua lá do alto
Alumiando os apaixonados
Com o seu manto prateado cobrindo o mundo
me peguei a sonhar...
Como será?... quando será?
Em qual recanto do mundo, em qual lugar
eu poderei finalmente, matar minha sede de beijos
o meu amor vou encontrar!?...
Com amor e emoção, eu peço a Deus que seja logo!
***
3)
LUA AZUL
Maria da Fonseca
No lindo Maio presente,
Vejo-te bela, azulada,
Lua cheia novamente,
Misteriosa, encantada.
Outro astro, eu não conheço,
Pra meus sentires mandar,
De gratidão e apreço
Aos amigos de além-mar.
Nesse hemisfério guardais
Estrelas lindas ao Sul,
E a Lua co’os nossos ais
Apresentando-se azul.
Mais viva, maravilhosa,
Fixei-te intensamente,
Suspensa esfera radiosa
Luz e magia envolvente.
Sei que partes e regressas
Ou o mundo está errado.
Voltas suave, sem pressas,
Teu luar enfeitiçado!
Lisboa - Portugal
***
MENSAGEM RECEBIDA EXPLICANDO O FENÔMENO DA LUZ AZUL
Dia 31/05- quinta-feira, às 22:04 teremos a segunda Lua Cheia do mês de maio. Esse fenômeno é chamado de Lua Azul. É um evento raro, devido ao período lunar corresponder a 28 dias. Não se sabe ao certo o porque desse nome, as vezes a lua aparece com um disco azulado devido às partículas cinzas, que são desprendidas da atmosfera terrestre. Pode ser por isso !
Segundo Mirella Faur "a Lua Azul era cultuada pelos egípcios na substituição do calendário lunar pelo solar. É considerado um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, reforça o sentido de plenitude da Lua Cheia. A Lua Azul é regida pela Matriarca da 13 Lunação. Ela é "aquela que se torna a visão", a guardiã de todos os ciclos de transformação, a mãe das mudanças.
Esta Matriarca nos ensina a importância de seguir nosso caminho sem nos deixar desviar por ilusões que possam vir a interferir em nossas visões. Cada vez que nos transformamos, realizando nossas visões, uma nova perspectiva e compreensão se abre, permitindo-nos alcançar outro nível na eterna espiral da evolução do espírito. A última visão a ser alcançada é a decisão de simplesmente SER. Sendo tudo e sendo nada, eliminamos os rótulos e definições que limitam nossa plenitude.
Com o surgimento do calendário Juliano, no início do cristianismo, o culto à Lua Azul passou a ser reprimido por ser considerado uma exacerbação da simbologia lunar, do poder feminino e do culto às Deusas, assuntos perseguidos e proibidos.
Mesmo assim, permaneceu sua aura romântica e poética e a Lua Azul passou a ser associada à crença de que era propícia ao romance e ao encontro de parceiros. Surgiu o termo inglês blue moon, significando algo muito raro, impossível, dando origem a inúmeras músicas e poemas melancólicos ou esperançosos".
Na Mitologia Celta, esta Lua favorece o contato com o Reino Encantado dos seres da natureza. Invocam-se as Rainhas das Fadas - Aeval,Aine, Aynia, Bri, Creide, Mah e Sin - e empreendem-se viagens reais ou imaginárias para as "Sidhe", as colinas encantadas, morada do "Little People", o Povo Pequeno.
Para agradar as Fadas, os Celtas cultivavam perto de suas casas suas plantas preferidas - calêndulas, verbenas, violetas, prímulas, e tomilho - e deixavam oferendas de mel, leite, manteiga, pão, e cristais nas clareiras onde os círculos de cogumelos denotavam sua presença.
Para favorecer a "visão", abrindo a percepção psíquica, usava-se Artemísia, em chá ou em infusões para banhos, suco de samambaias ou orvalho passado nas pálpebras, saches de mil folhas e hipericão, invocações mágicas adequadas. "
As preces tem mais poder, os resultados são mais rápidos.
Para os celtas é nessa lua que são favorecidos os contatos com as Fadas, para favorecer a visão, fazer aberturas psíquicas. Boa para usar roupas azuis. Meu irmão espiritual, o físico e astrólogo cubano Hector Othon escreveu :
"Chama-se Lua Azul a segunda lua cheia num mesmo mês do calendário gregoriano. Ao contrário do que o nome sugere, a Lua Azul é associada a perigos e desvario, a desafios emocionais difíceis de viver que requerem humildade e despojamento a troca de sofrimentos dilacerantes. É considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, onde acontecem profundas purificações emocionais.
Quando a Lua Cheia cai no dia primeiro de um mês de 31 dias, no dia 31 terá outra Lua Cheia, a Lua Azul. A Lua Azul acontece, em média, uma vez a cada dois anos e sete meses, sete vezes a cada dezenove anos e trinta e seis vezes num século. Isso se deve a que um mês terrestre tem em média 30,5 dias enquanto o mês lunar tem 29,5 dias. Existe uma particularidade com a Lua Azul, é quando tem dois meses no mesmo ano com Lua Azul. Isto acontece se a primeira Lua Cheia cair no primeiro de janeiro, como fevereiro tem apenas 28 dias, as próximas duas luas cheias se repetem em março.
Tal coincidência ocorre apenas quatro anos em cada século, (o próximo será só no distante 2018). Nos calendários lunares, à lua cheia do décimo terceiro mês se lhe chama também de Lua Azul.
Albino Marques
***
Guida Linhares
Enviado por Guida Linhares em 14/06/2007
Alterado em 28/09/2015