CRÍTICA CONSTRUTIVA
Guida Linhares
Todos nós estamos sujeitos a críticas, sendo benéficas quando realmente nos ajudam a modificar ou reestruturar algo que sozinhos não percebemos e que o espelho do outro nos mostra.
Contudo existem certos cuidados que o crítico deve observar, para que a crítica seja recebida com uma boa aceitação, e não seja interpretada como uma forma de redução do outro para se colocar em posição superior.
Primeiramente tudo tem lugar e hora certa e a melhor forma é a crítica diretamente ao criticado, sem publico presente, ou seja sem a presença de terceiros.
Assim como chamar a atenção de uma criança na frente dos outros, a envergonha, da mesma maneira criticar um adulto em hora e lugar inadequados, também causa constrangimento.
Às vezes fazemos "cem" coisas boas sem um elogio, e ao primeiro erro, um dedo nos aponta, sem observar que ao mesmo tempo, três dedos estão virados para quem nos critica, sem a elegância de fazê-lo em diálogo direto e sincero.
A vida nos ensina a sermos compreensivos e principalmente solidários, dentro do sentido de respeito e fraternidade, pois todos somos humanos.
Santos/SP/Brasil
<><><>
Guida Linhares
Enviado por Guida Linhares em 19/12/2019